A holding familiar é uma estrutura societária que pode trazer diversos benefícios para as famílias com patrimônio considerável, principalmente quando o foco está na proteção, organização e sucessão de bens. Mas, afinal, o que faz esse modelo ser tão vantajoso? O que o torna ideal para algumas famílias e negócios?
Continue lendo a fim de entender se constituir uma holding vale a pena e se esse é o modelo adequado para o seu patrimônio: vamos explorar as vantagens da holding familiar e as situações em que realmente compensa adotá-la.
Índice
ToggleQual o principal objetivo de criar uma holding familiar?
A holding familiar tem como principal objetivo proporcionar uma gestão centralizada e estratégica dos bens familiares. Ao criar uma holding, a família estabelece uma estrutura corporativa que assume o controle das participações de cada membro em diversos ativos, possibilitando uma administração mais eficaz, já que todas as decisões sobre o patrimônio são centralizadas em uma única entidade, com regras bem definidas para a distribuição de lucros e a tomada de decisões.
Ou seja, cria-se uma holding familiar com o intuito de organizar, concentrar e facilitar a gestão de todos os bens e, além disso, proporcionar maior segurança e estabilidade jurídica e redução da carga tributária sobre a transferência de bens.
Quais bens posso colocar na holding?
Ao criar uma holding familiar, é possível proteger e facilitar a gestão de diversos tipos de bens, como por exemplo:
- Imóveis: A holding pode ser responsável pela administração de imóveis familiares;
- Participações em empresas: Caso a família possua outras empresas ou tenha participação em diferentes negócios;
- Investimentos financeiros: A holding pode agregar também as ações, participações em fundos de investimento e outros ativos financeiros da família.
Quando compensa fazer holding familiar?
Criar uma holding familiar é vantajoso especialmente quando há a intenção de organizar o patrimônio de forma estratégica e profissional. Indica-se essa estrutura para as seguintes situações:
- Famílias com imóveis em nome de pessoas físicas e desejo de facilitar a sucessão patrimonial;
- Empresários com múltiplos bens e ativos financeiros que buscam proteção jurídica e redução de impostos;
- Quem busca planejamento sucessório a fim de evitar disputas judiciais, inventários demorados e altos custos de ITCMD, ou seja, o imposto sobre herança;
- Quem tem vontade de proteger o patrimônio de eventuais riscos pessoais e empresariais.
Principais benefícios da holding familiar
1. Facilitar a gestão do patrimônio
Com a centralização dos bens e participações na holding, a gestão do patrimônio familiar se torna mais simplificada e eficiente. Dessa forma, é possível realizar o controle das empresas e dos investimentos de forma mais estratégica e profissional.
Além disso, a holding facilita a tomada de decisões, ao consolidar as informações financeiras e patrimoniais em uma única entidade, o que torna a gestão mais clara e organizada.
2. Proteger o patrimônio jurídico e familiar
A holding familiar oferece maior segurança jurídica, protegendo o patrimônio da família contra riscos de ações judiciais e dívidas através da separação entre os bens pessoais e os da empresa.
Essa estrutura também permite que o patrimônio esteja melhor protegido em situações de divórcios, falências ou outras complicações legais, garantindo que a família não perca seus bens essenciais.
3. Reduzir custos e burocracia na sucessão
Com a holding, pode-se realizar a transferência de bens e participações para os herdeiros de forma mais ágil e menos burocrática, facilitando a sucessão sem a necessidade de inventário ou processo judicial.
A sucessão planejada por meio de uma holding é mais eficiente, pois os bens já estão registrados e gerenciados sob uma única entidade, o que agiliza o processo de transferência para os herdeiros.
4. Reduzir impostos
A holding familiar pode ser estruturada de forma a minimizar a carga tributária sobre a herança, ganhos de capital e outros impostos, proporcionando economia significativa para a família.
Isso é possível porque, ao centralizar os bens e ativos em uma holding, pode-se realizar uma distribuição de dividendos mais vantajosa e aplicar técnicas de planejamento tributário que resultam em uma menor carga fiscal. Além disso, a estrutura jurídica permite a utilização de estratégias para a redução do imposto sobre heranças (ITCMD), que pode ser um grande custo para os herdeiros.
Como abrir uma holding familiar: passo a passo
Se você acredita que uma holding familiar pode ser a solução ideal para sua família ou está considerando essa estratégia, veja como funciona a constituição:
- Planejamento e definição de objetivos: Primeiramente, é essencial que a família defina seus objetivos com a holding. Eles podem variar desde questões tributárias até a proteção patrimonial e planejamento sucessório.
- Escolha do tipo de holding: Em seguida, é preciso decidir o tipo a ser utilizado. A holding patrimonial é a mais comum e destina-se apenas ao controle de bens, enquanto a empresarial pode envolver a gestão de negócios.
- Consultoria jurídica e contábil: Contar com o apoio de profissionais especializados é fundamental a fim de garantir que a estrutura da holding seja bem definida e atenda a todos os requisitos legais e fiscais.
- Elaboração do contrato social: A holding deve ser formalizada por meio de um contrato social que estipule a participação de cada membro da família e as regras de governança.
- Registro da holding: Após a elaboração do contrato social, o registro da holding deve ser feito na Junta Comercial, dando início à formalização da empresa.
Leia também no blog Itamaraty
- Contabilidade para empresa patrimonial familiar
- Reforma tributária: imposto sobre herança teve alterações?
- Contabilidade para planejamento sucessório de holding familiar
- Planejamento sucessório e as vantagens para médias empresas
Então, a holding familiar é a melhor opção para seu patrimônio?
A holding familiar pode ser uma solução altamente eficaz para a organização e proteção do patrimônio familiar, oferecendo uma série de vantagens já apresentadas. No entanto, cada família e empresa possuem necessidades diferentes, e, por isso, é preciso analisar e planejar cuidadosamente a adoção desta estratégia.
Por isso, conte com a Itamaraty, contabilidade para holdings que pode analisar se a holding familiar é a melhor solução para o seu patrimônio, além de conduzir e orientar todo o processo de constituição. Com mais de 40 anos de experiência, contamos com uma equipe de mais de 90 especialistas para fornecer as melhores soluções para sua família e empresa.
Entre em contato, tire suas dúvidas e garanta a proteção de seu patrimônio.