Auditorias fazem parte do ciclo de empresas dos mais diversos tamanhos e mercados de atuação. Num mercado tão competitivo como o nosso, e diante de um cenário e
conômico onde, conforme o IBGE, mais empresas fecham do que abrem, investir na auditoria é essencial para evitar problemas e descobrir possíveis atritos internos de forma antecipada.
A auditoria, quer seja ela contábil, jurídica ou financeira, é um bom exame interno a ser conduzido, capaz de oferecer um grande diferencial competitivo perante a concorrência.
Qual o melhor momento para conduzir a auditoria numa empresa?
Existem momentos chave onde a auditoria é mais recomendável, como em fusões, vendas, negociação com fornecedores, expansões e assim por diante. Momentos sensíveis exigem que “a casa esteja arrumada”, mas isso não significa que em outras situações a auditoria não tenha espaço.
Na verdade, o que é reverberado pelos especialistas é não haver melhor momento para conduzir uma auditoria se não agora. Através de uma auditoria, é possível reduzir autuações administrativas; melhorar a imagem do negócio perante consumidores e investidores; institucionalizar boas práticas e garantir um sistema de autofiscalização, entre outros benefícios.
Uma auditoria externa ou interna: qual a diferença?
Uma vez que perceba a importância de conduzir um exame investigativo em sua empresa, é o momento de decidir entre a auditoria interna ou externa. Cada uma se encaixa melhor numa situação específica:
Auditoria Interna: é aquela conduzida por um ou vários profissionais da própria empresa, para analisar os processos internos e encontrar possíveis gargalos. Como o foco está geralmente ligado às necessidades urgentes da administração, costuma ser aplicada mais vezes e em momentos que não têm tanto peso para a trama da empresa;
Auditoria externa: é realizada por um profissional ou vários, que não têm vínculo com a empresa. Costumeiramente mais aprofundada e especializada, essa auditoria também lida com o benefício de ser livre de imparcialidade ou conflito de interesses, garantindo um relatório final completamente confiável. Voltada para o mercado, ela serve de garantia de que a empresa é livre de corrupção, tem boas práticas de governança e outros fatores procurados por investidores.
Enquanto a auditoria interna é uma ação de iniciativa própria da empresa, que visa aprimorar seus processos internos, a auditoria externa é obrigatória em algumas situações, principalmente quando se fala em empresas de grande porte e de capital aberto.
A auditoria externa pode ser conduzida por iniciativa própria da empresa, visando analisar melhor a situação contábil e financeira, conseguindo um olhar mais crítico e especializado sobre o negócio.
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