Demonstrações contábeis facilitam verificação de dados das empresas

Os resultados das informações prestadas por uma empresa aos órgãos responsáveis são chamados de demonstrações contábeis.

Os resultados das informações prestadas por uma empresa aos órgãos responsáveis são chamados de demonstrações contábeis. Elas seguem os princípios e normas previstas na categoria em que a empresa se enquadra e auxiliam na análise de dados dos planejamentos e tomadas de decisões.

Por meio das demonstrações contábeis é possível projetar ações para o futuro, garantindo maior assertividade nos resultados. Desta forma, a Itamaraty Contabilidade & Auditoria, empresa especializada em serviços contábeis e fiscais voltados à empresas e pessoas físicas, enumera as principais demonstrações contábeis com maior valor para a Contabilidade. São elas:
  • Balanço Patrimonial;

  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);

  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);

  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);

  • Demonstração dos Valor Adicionado (DVA).

“Esses documentos são de extrema importância para o perfeito funcionamento de uma empresa, contudo, não há um prazo específico para que eles fiquem guardados. Nossa orientação é para que os demonstrativos sejam bem preservados para que não haja problemas futuros, caso um órgão os solicite”, lembra Marcus Vinícius Apóstolo, diretor-adjunto da Itamaraty Contabilidade & Auditoria.

Atualmente, os registros das operações contábeis são necessários no momento da entrega de algumas obrigações acessórias, como a Escrituração Contábil Digital (ECD) que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

“Isso é válido para empresas tributadas pelo Lucro Real e pelo Lucro Presumido. Elas devem apresentar ainda o balanço patrimonial, a demonstração do Resultado do Exercício, a demonstração das Mutações do Patrimôno Líquido e a demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, além das notas explicativas”, aponta Marcus Vinícius.

De acordo com o especialista, tão importante quanto ter a posse das demonstrações contábeis é ter conhecimento para fazer a leitura e a interpretação dos dados apresentados para que sejam úteis na construção dos planejamentos e estruturação das novas etapas da empresa. “Caso o empresário não tenha a prática necessária para extrair as melhores informações das demonstrações, orientamos para que procure o acompanhamento de um profissional contábil, assim poderá potencializar a capacidade de percepção das análises dos dados apresentados nos demonstrativos”, explica o diretor-adjunto da Itamaraty Contabilidade & Auditoria.

Fonte: Portal Contadores

Sobre a Itamaraty Contabilidade & Auditoria

A Itamaraty Contabilidade & Auditoria é uma das principais referências em contabilidade da região de São José do Rio Preto (SP), desde 1981. Possui uma equipe formada por 90 colaboradores que atendem mais de 400 clientes e expertise em diversos setores de negócios, como factoring, comércio, indústria, holdings patrimoniais e agronegócios. Entre os principais serviços prestados estão gestão contábil, gestão fiscal, gestão de pessoas, consultoria e assessoria em abertura de empresas, além de atendimento a pessoas físicas em serviços como declaração do Imposto de Renda e elaboração de folha de pagamento de empregados domésticos.

 

Sede da Itamaraty Contabilidade & Auditoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *