Os primeiros meses do ano são conhecidos pelos diversos tributos que devem ser pagos ao Governo, como IPTU e IPVA, e é neste período também que os contribuintes devem se preparar para a declaração do Imposto de Renda, que tem início logo após o Carnaval, no dia 7 de março. Para evitar acúmulo de documentos e até mesmo a falta deles, no momento da declaração, a organização é essencial durante este mês.
Marcus Vinícius Apóstolo, diretor-adjunto da Itamaraty Contabilidade & Auditoria, empresa especializada em serviços contábeis e fiscais voltados à empresas e pessoas físicas, lembra que quem faz a declaração antes, também recebe antes, quando há a possibilidade de restituição. “Além disso, dependendo da complexidade da declaração, a quantidade de documentos é extensa. Quem se organiza e antecipa tem tempo hábil pra correr atrás dos documentos faltantes e resolver eventuais pendências”, disse.
De acordo com Marcus Vinícius, é preciso organizar, por exemplo, todos os pagamentos efetuados e recebidos em 2018, Informe de Rendimentos e documentos envolvendo transação de bens móveis/imóveis.
“Mais importante que a simples entrega da declaração de Imposto de Renda é a inteligência tributária por trás dela. É preciso verificar a coerência das informações. Um exemplo é o estouro de caixa, ou seja, pagamentos maiores do que os recebimentos, que geram movimentações acima da renda declarada. Tudo isso precisa estar organizado para não gerar problemas com o Fisco”, explica.
Confira outras dicas:
1. Faça o levantamento de saques de Previdência Privada, VGBL e PGBL. Estes valores não são listados nos informes fornecidos pelos bancos e precisam ser declarados à Receita Federal;
2. Organize recibos de venda de veículos. A cópia dessas transações é essencial para a declaração;
3. Proprietários de imóveis rurais devem organizar o talonário de notas, assim como, se for o caso, fazer um levantamento da quantidade de cabeças de gado, muares e ovinos. Os pagamentos efetuados pela propriedade rural também precisam ser declarados.
Fonte: SBT Interior
Sobre a Itamaraty Contabilidade & Auditoria
A Itamaraty Contabilidade & Auditoria é uma das principais referências em contabilidade da região de São José do Rio Preto (SP), desde 1981. Possui uma equipe formada por 90 colaboradores que atendem mais de 400 clientes e expertise em diversos setores de negócios, como factoring, comércio, indústria, holdings patrimoniais e agronegócios. Entre os principais serviços prestados estão gestão contábil, gestão fiscal, gestão de pessoas, consultoria e assessoria em abertura de empresas, além de atendimento a pessoas físicas em serviços como declaração do Imposto de Renda e elaboração de folha de pagamento de empregados domésticos.
Sede da Itamaraty Contabilidade & Auditoria